Robô promete consumo 20 vezes menor de herbicidas no controle de ervas daninhas

Com uma câmara acoplada, o sistema de visão permite que ele siga linhas de colheita e detecte a presença e posição de ervas daninhas

Fonte: Divulgação

Uma empresa de tecnologia suíça lançou um robô que promete revolucionar no controle de ervas daninhas nas lavouras. Batizado de Weender, a máquina é autônoma e movida a luz solar.

Segundo seus desenvolvedores, o trabalho do robô reduz o uso de herbicida em até 20 vezes.Seu sistema de visão permite que ele siga linhas de colheita e detecte a presença e posição de ervas daninhas. Dois braços robóticos aplicam uma microdose de herbicida, visando sistematicamente as ervas daninhas que foram detectadas.

Como adapta sua velocidade à concentração de ervas daninhas, é mais adequado para uso em campos onde o nível de concentração é baixo a moderado, a fim de cobrir o solo a uma velocidade razoável. 

Os criadores do robô, no entanto, recomendam o uso da máquina após uma aplicação padrão inicial de herbicida, com a finalidade de substituir as aplicações subsequentes e, assim, economizar uma quantidade importante de herbicida. 

Confira o funcionamento da robô Weender: