Rio Mississipi inunda aterros no Missouri e gera alta no preço do milho

Inundações devastaram dois milhões de hectares de cultivo nas últimas três semanas, o que elevou os preços dos grãos e da carneO rio Mississipi abriu nesta sexta-feira, dia 27, uma brecha na contenção no Missouri e inundou milhares de hectares de terras agrícolas empurrando a alta do preço do milho, em meio às piores inundações no meio oeste americano em 15 anos.

As sirenes de alerta foram acionadas pouco depois do início da manhã na cidade de Winfield (Missouri), quando o aterro Pin Oak cedeu. Anteriormente, centenas de voluntários e soldados tinham reforçado as contenções com sacos de areia.

Pouco depois, as equipes de socorro começaram a visitar casa por casa para evacuar os moradores da cidade. As ações das autoridades tiveram que ser repetidas ao longo de todo o rio Mississipi, cujas águas já romperam diques e invadiram dezenas aterros.

Nas últimas três semanas, as inundações devastaram dois milhões de hectares de cultivos de milho e soja, o que elevou os preços dos grãos e da carne.

Na Bolsa de Chicago, o contrato de milho para entrega em julho de 2009 chegou a US$ 8,25 por bushel (US$ 324,72 por tonelada), quase o dobro da média dos preços do grão nas últimas quatro décadas.