Rio Grande do Sul prorroga vacinação contra aftosa até 15 de julho

Clima chuvoso no Estado dificultou o acesso de técnicos aos rebanhosA segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos de até 24 meses contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 15 de julho no Rio Grande do Sul. A decisão, segundo o superintendente Federal de Agricultura no Estado, Francisco Signor, foi tomada devido ao excesso de chuvas na serra gaúcha durante o mês de junho.

? O clima dificultou que os técnicos do Serviço Veterinário Oficial chegassem nas áreas de difícil acesso, prejudicando a vacinação em municípios do norte do Estado ? explicou.

Dados do Programa de Erradicação da Febre Aftosa no Estado apontam que cerca de 40% dos bovinos e bubalinos da região ainda não foram vacinados. O total equivale a mais ou menos 25% de todo o rebanho do Rio Grande do Sul, que é de 13,2 milhões de cabeças.

A campanha teve início no dia 1º de junho e a meta da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul é imunizar seis milhões de animais. Na segunda etapa de vacinação, realizada no mesmo mês do ano passado, o estado atingiu 90% de cobertura vacinal.

Após imunizar todo o rebanho abaixo de 24 meses, o produtor tem até 15 de agosto para declarar a imunização. Basta procurar uma unidade da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) no Estado.