Diversos

Rio Grande do Sul: mais de 10 mil pessoas são afetadas pelas chuvas

O governador, Eduardo leite, reuniu prefeitos para buscar apoio financeiro do governo federal. O objetivo é encaminhar para Brasília as demandas dos municípios

área de arroz em enchente
Foto: Federarroz/divulgação

Pelo menos 25 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul sofrem as consequências das tempestades que atingem o estado. De acordo com a Defesa Civil, são mais de 10 mil pessoas afetadas, das quais 5 mil estão desalojadas, 1,5 mil desabrigadas e 3,5 mil com danos em suas casas. Foram registradas quatro mortes em Alegrete, Santana da Boa Vista e Quaraí.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) cessou o alerta hidrológico para o Rio Grande do Sul, informando que há tendência de normalização do nível dos rios. Porém, a Defesa Civil do Estado mantém o monitoramento.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reuniu nesta segunda-feira, dia 21, prefeitos da região para buscar apoio financeiro do governo federal. O objetivo é encaminhar para Brasília as demandas dos municípios.

“O Estado tem feito tudo o que pode, mas o volume de recursos para reconstrução das cidades deve vir do governo federal. Por isso, quanto mais nós conseguirmos nos articular e concentrar os esforços mais força teremos em Brasília”, afirmou o governador.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, disse que para evitar mais prejuízos serão reivindicados recursos na União, além de ajuda do Exército, principalmente com combustível.

As demandas serão levadas de forma articulada pelos prefeitos, juntamente com representantes do governo do estado para Brasília, para a Defesa Civil Nacional e para o Ministério da Integração.

Prejuízos

Em Alegrete, um dos municípios que decretaram situação de emergência, as lavouras continuam debaixo d’água. O produtor local Edimar Ceolin já perdeu 600 hectares de soja. O comentarista Miguel Daoud analisou como vai ser a safra daqui para a frente, já que desde o princípio a atual temporada já vem sofrendo com problemas climáticos.

Pecuária 

Em Alegrete, fronteira Oeste do estado, os pecuaristas estão aflitos, principalmente com as perdas a longo prazo. Como é o caso do pecuarista Pedro Piffero.

Soja

A situação das lavouras de soja na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul segue complicada. Um agricultor da região mostrou novas imagens e vídeos das plantações que seguem alagadas. Segundo a Somar Meteorologia, esta região deve ter uma trégua nos próximos dias e se chover será algo insignificante. Confira a matéria completa! 

soja, RS
Foto: Manoel Viana/ Arquivo Pessoal

Café 

Uma chuva de granizo atingiu a cidade de Romaria, em Minas Gerais, na manhã da última sexta-feira, dia 18. A produtora de café Juliana Macedo relatou ao Canal Rural que perdeu 50% da safra, o que representa prejuízo de cerca de 750 sacas do grão.

Juliana diz que a precipitação durou apenas meia hora, mas os estragos foram grandes. “Foi uma coisa que nunca vimos igual. Faz três horas que a chuva passou e ainda tem gelo”, relata.