Diversos

Rio Grande do Sul deve colher segunda maior safra de grãos da história

Levantamento foi divulgado durante a 20ª Expodireto Cotrijal pela Emater, principal órgão de extensão rural do estado gaúcho

soja e milho
Fotos: Pixabay

A safra de grãos de verão  2018/2019 deve alcançar uma produção de aproximadamente 32 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul. Com isso, o impacto direto na economia do estado deve ser de R$ 31,29 bilhões. Caso esse volume se confirme, esta será a segunda maior safra gaúcha.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS),  houve um aumento na expectativa de produção na maioria das culturas com destaque para o  do milho, que elevou a área plantada em 7% e a produção em 22%, totalizando 5,52 milhões de toneladas.

Para o presidente da Emater-RS, Iberê de Mesquita Orsi, o crescimento é significativo. ” O milho tem uma grande importância para o estado, especialmente nas cadeias de suinocultura, avicultura e gado leiteiro. É uma das atividades que teve mais rentabilidade nos últimos anos, em função das tecnologias utilizadas”.

Nova call to action

Soja

A cultura da soja também apresentou crescimento este ano. Com uma área de 5,8 milhões de hectares, a produção esperada é de 18,5 milhões de toneladas, volume 5,7% maior quando comparado ao último ciclo.

Produção de grãos: Conab estima crescimento de 2,5% no ciclo 2018/2019