Relator se reúne com ruralistas e reprentantes do governo sobre dívidas dos produtores

Luiz Carlos Heinze fará uma apresentação preliminar do relatório, que espera fechar em até três diasParlamentares ligados à agricultura devem se reunir nesta terça-feira, dia 8, pela manhã, para conhecer uma versão preliminar do relatório do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS) sobre a Medida Provisória 432, que trata da renegociação das dívidas dos produtores rurais. A reunião foi confirmada pelo próprio deputado em entrevista ao Mercado e Companhia.

Depois disso, será feita outra reunião com lideranças da base governista no Congresso Nacional e representantes de vários Ministérios, como Agricultura e Fazenda. Heinze espera fechar o relatório em dois ou três dias. Com a proximidade do recesso parlamentar, o curto tempo para votar a matéria é o principal adversário.

– Vamos ver os ajustes que podemos fazer para beneficiar os produtores ? disse Heinze, em entrevista ao Mercado e Companhia, nesta segunda-feira, dia 7.

De acordo com parlamentar, a Medida Provisória enviada pelo governo já recebei mais de 550 emendas. Luiz Carlos Heinze informou que, nos dois encontros, pretende discutir diversos pontos, como, por exemplo, a situação de produtores inscritos na dívida ativa da União. Outra preocupação é garantir novos financiamentos de custeio para produtores que conseguirem renegociar dívidas.

– Se o produtor tiver dificuldades para entrar no custeio, imagine que safra teremos no ano que vem. A primeira questão é o produtor não tenha dificuldade de acessar novos custeios.

Já com relação aos investimentos, o deputado explicou que a norma é clara: quem renegociar dívidas, não consegue financiar máquinas e equipamentos.

– Queremos, na discussão com o governo, ver se tiramos essa cláusula – disse Luiz Carlos Heinze.