Reequilíbrio da pecuária de MS deve acontecer em dois anos

Número de cabeças de gado bovino no estado foi reduzido de 23 milhões para 19 milhões, em parte por conta de grande descarte de matrizes

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

Depois de ter uma redução significativa no seu rebanho, de um pico de 23 milhões para as atuais 19 milhões de cabeças, Mato Grosso do Sul deve reencontrar um reequilíbrio em um prazo máximo de dois anos, avaliou o secretário de Agricultura do Estado, Fernando Lamas.

“Até lá, vamos ter dificuldade na reposição, porque o pecuarista não consegue repassar a alta da arroba, senão haverá uma retração do consumo”, disse.

A redução do rebanho aconteceu, em parte, por um grande descarte de matrizes, que resultou em dificuldade de reposição, com a alta do bezerro. O estado, que é um dos principais produtores de carne bovina do país, vem buscando a modernização de suas práticas. 

“Temos também um facilitador que é a região do Pantanal, onde só se faz um ciclo da atividade e temos uma grande produção de bezerros”, afirmou.

A exemplo de outros estados produtores de carne bovina, Mato Grosso do Sul estuda criar um instituto para incentivar a pecuária local. “Estou vindo de Santa Catarina, onde estive para entender qual é a dinâmica da pecuária no estado. Lá, há um instituto formado basicamente pela indústria da carne, e em Mato Grosso do Sul estamos começando a formatar um modelo”, afirmou o secretário.