Diversos

RAM apresenta a picape mais forte de sua história em Detroit

Modelo 3500 tem o maior torque da categoria e é capaz de carregar 3,5 toneladas em sua caçamba

Reid Bigland, executivo da marca RAM, apresenta a linha Heavy Duty 2019 durante o Salão de Detroit. Segundo a montadora, a RAM 3500 2019 é a mais forte e com a maior capacidade de toda a história da picape
Reid Bigland, executivo da marca RAM, apresenta a linha Heavy Duty 2019 durante o Salão de Detroit

Em uma das primeiras coletivas no Salão de Detroit, que começou nesta segunda-feira, dia 14, o grupo FCA (que engloba as marcas Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep e RAM) anunciou sua linha de picapes para o mercado norte-americano. O destaque é a full size 3500 Heavy Duty. A gigante ganhou um motor turbodiesel da Cummins de 6.7 litros. Com esse propulsor, a picape se orgulha de ser a primeira de linha cujo torque ultrapassa 140 kgf/m. Tudo casado com o câmbio automático de oito marchas Torquelift.

Com isso, ela tem a capacidade de rebocar uma carga de mais de 14 toneladas (um trailer bem confortável, por exemplo) ou de carregar cerca de 3,5 toneladas em sua caçamba. O compartimento de carga, assim como o chassi, é feito de materiais compostos, principalmente alumínio e aço de alta resistência, o que reduz o peso total em 64 kg. A suspensão foi revista para garantir conforto de carros de passeio, segundo a empresa. Há inclusive a opção de um amortecedor traseiro a ar que nivela a altura do veículo.

2019 Picape RAM 3500
Foto: divulgação

Dentro da cabine, a inclusão de sistemas de cancelamento de ruído externo melhoram o conforto acústico dentro do habitáculo. O sistema de multimídia Uconnect é ligado a um potente sistema de 17 alto-falantes da Harman Kardon, que despejam 750 watts.

A linha 2500 ganha uma nova frente e, no segundo semestre, substitui o modelo que já é oferecido no Brasil por R$ 265 mil. Ela segue com o mesmo requinte que os outros modelos, o que sugere uma mudança de preços. Na versão diesel, ela tem o mesmo motor Cummins do modelo 3500, mas reprogramado para render 330 cavalos e 104 kgfm de torque. Será a única picape à venda no Brasil com esses predicados.

Já o modelo médio, a 1500, comemora seu título de picape do ano concedido por um painel de jornalistas especializados dos Estados Unidos e Canadá, anunciados no início do Salão de Detroit nesta segunda-feira, dia 14. Os diferenciais que levaram a 1500 ao topo do pódio foram o sistema eTorque (que no mercado americano é um sistema semi-híbrido de mecânica) e seu luxuoso interior, com destaque para o sistema multimídia de 12 polegadas e o Uconnect, presente nas demais versões. A FCA está em estudos para trazer essa picape ao Brasil e competir com a líder do segmento, a Toyota Hilux.

Saiba como ter em casa as picapes mais desejadas dos EUA