Diversos

Raio provoca a morte de animais no interior de Santa Catarina

O prejuízo causado pelo fenômeno climático foi estimado em mais de R$ 15 mil. Ainda abalada pelo acontecimento, a família proprietária das vacas leiteiras não sabe como conseguir outra fonte de sustento

Foto: Ângela Maria da Silva/arquivo pessoal

Na manhã desta sexta-feira, dia 24, um raio atingiu e matou pelo menos cinco vacas em uma propriedade rural do município de Campos Novos, interior de Santa Catarina. Segundo informou Ângela Maria da Silva Gonçalves, sobrinha e vizinha do proprietário dos animais, chovia no momento do acidente e as vacas estavam soltas no pasto.

“Pouco tempo depois que começou a chover, meu tio me ligou, pedindo que eu fosse até sua propriedade porque um raio tinha atingido também parte de sua casa. Quando cheguei no pasto, vi toda a criação de vacas leiteiras morta no chão, ainda tentamos salvar uma que estava viva no momento em que chegamos, fizemos alguns procedimentos, mas não conseguimos. Ficamos todos muito nervosos, a produção de leite é a única fonte de renda da família”, disse Ângela.

Ainda segundo ela, as vacas estavam reunidas perto de uma árvore,  que teria servido como condutora do raio. O prejuízo já é estimado em mais de R$ 15 mil. Como o proprietário não possuía nenhum tipo de seguro, o único jeito foi enterrar os animais. “Não tinha como doar a carne, então ligamos para a prefeitura e eles fizeram todo a parte de enterrar os animais. Eles cavaram diversos buracos na propriedade do meu tio”.

Abalada pelo acontecimento, a família ainda não sabe o que vai fazer daqui em diante. “Ainda estamos muito assustados com tudo isso, foi a primeira vez que aconteceu, e ver todo  o trabalho e suor caídos assim no chão foi muito difícil para todos nós. O que resta agora é seguir em diante e pensar em outra fonte de renda por enquanto”, completou Ângela.