Diversos

Quadrilha vendia gado em Goiás e não entregava; polícia prende integrantes

O prejuízo é estimado em mais de R$ 1,5 milhão até o momento; outra investigada está foragida e deve ser incluída na lista da Interpol

Foto usada por quadrilha para enganar compradores
Quadrilha enviava imagens de animais para enganar compradores. Foto: Polícia Civil/divulgação

O líder religioso Hélder Araújo é acusado de chefiar uma quadrilha que vendia gado em Goiás, recebia o pagamento e não entregava os animais. Ele foi preso em 27 de julho. Até o momento, três vítimas foram ouvidas pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado Carlos Caetano, da 4ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Goiânia (GO), Araújo realizava reuniões em sua casa com médicos e empresários da capital. Passando-se por médico veterinário, ele dizia conhecer uma viúva do norte goiano que tinha animais para vender “a um preço interessante”.

Caetano conta que o acusado montou “um circo” junto a Luis Marcos da Silva e Neire Monteiro para enganar os compradores. “Eles mandavam fotos de gado marcado a ferro e áudios. Estavam enrolando desde dezembro”, diz.

Silva foi preso nesta terça, 20, em Nova Crixás, pela DDP, que contou com ajuda de policiais do município. Neire está foragida em Londres, na Inglaterra, e deve ser incluída na lista da Interpol. As contas bancárias dos envolvidos foram bloqueadas.

O delegado recomenda mais cuidado aos compradores. Ele afirma que quem é do meio agropecuária já sabe que é preciso ir à fazenda, verificar a procedência do gado etc. “Não é bom depositar o pagamento integral sem ter mínimas garantias de que o negócio será concluído”, diz.

Os prejuízos ultrapassam R$ 1,5 milhão no momento e a polícia não descarta que possam existir mais vítimas da quadrilha. A defesa de Hélder Araújo alega que ele é inocente e também vítima do golpe.

*Colaborou Francielle Bertolacini