Projeto traz jovens de Mato Grosso para conhecer o Porto de Santos e a Bolsa de Valores de São Paulo

Programa Futuros Produtores do Brasil está no segundo ano e oferece capacitação a filhos de produtores rurais com idades entre 16 e 24 anosNa próxima quinta, dia 21, os jovens integrantes do projeto Futuros Produtores do Brasil embarcarão para São Paulo, onde irão visitar a Bolsa de Valores BM&F Bovespa e, no dia seguinte, o Porto de Santos. Os estudantes são filhos de produtores rurais de Mato Grosso e participam do segundo ano do projeto de capacitação, que estimula o interesse pela atividade rural.

• Programa Futuros Produtores do Brasil incentiva jovens a permanecerem no campo

Na sexta, dia 22, o grupo conhecerá a dinâmica de exportações de dentro do Porto de Santos. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), de janeiro a julho deste ano mais de 9,7 milhões de toneladas de produtos de Mato Grosso foram enviados ao exterior pelo Porto de Santos, o que corresponde a mais de US$ 5 bilhões.

– Para quem está no meio rural, conhecer o Porto de Santos e a Bolsa de Valores de São Paulo é fundamental. Confesso que não faço ideia de como sejam esses lugares, a expectativa para conhecê-los é grande – conta Carolina Frozza, uma das participantes do projeto.

A gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto, Daniela Mariuzzo destaca que essas visitas são fundamentais para que os jovens tenham uma visão mais completa da cadeia produtiva do agronegócio no Brasil e compreendam como ele está totalmente conectado ao mercado de alimentos e à logística no mundo.

Os jovens já participaram de encontros na fazenda Filadélfia, em Campo Verde (MT), onde puderam aprender mais sobre a produção de grãos, algodão e peixes. Em junho, os participantes foram até Sorriso (MT) para conhecer a gestão da fazenda Herkapi e o funcionamento das cooperativas rurais. No mês seguinte, o encontro foi na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte (MT), considerada modelo na integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Todas as fazendas são geridas por pais e filhos.

Projeto

O projeto Futuros Produtores do Brasil é uma iniciativa da Famato e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto. Este é o segundo ano do projeto que conta com duas turmas de jovens, com idade entre 16 e 24 anos, filhos de produtores rurais e de pessoas ligadas ao agronegócio.

• Relembre a primeira edição, de 2013: Projeto Futuros Produtores do Brasil mostra a realidade do agronegócio do país para estudantes