Diversos

Projeto que amplia posse de armas na fazenda pode ser votado nesta quarta

Para o senador Marcos Rogério (DEM-RO), autor da medida, proposta corrige um equívoco do Estatuto do Desarmamento, que autoriza a posse de arma no interior das residências e no local de trabalho, mas não trata da situação dos imóveis rurais

Como obter posse e porte de armas no campo
Foto: Pixabay

O Plenário da Câmara dos Deputados deve analisar nesta quarta-feira, 21, duas propostas que tratam do porte de armas. Uma delas, o PL 3723/19, do Poder Executivo, trata do porte de armas para mais categorias além das previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), do porte para caçadores e colecionadores e da posse em área rural, dentre outros aspectos.

Atualmente, o porte está restrito a militares das Forças Armadas, policiais, guardas prisionais e fiscais, por exemplo, mas a proposta permite o porte também para integrantes de órgãos policiais da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das assembleias legislativas dos estados, caçadores e colecionadores.

O porte de armas é a autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Difere da posse, que só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho.

Porte na propriedade rural

Também está na pauta outra alteração no Estatuto do Desarmamento, para estender a posse de arma a toda a extensão das propriedades rurais, e não apenas na sede (PL 3715/19)­. Os deputados aprovaram nesta terça, 20, a urgência para a proposta. A medida garante ao proprietário de uma fazenda andar com uma arma de fogo em qualquer parte da propriedade.

Deputado Afonso Hamm (PP-RS) pede na noite de terça-feira requerimento de urgência do projeto que estende a posse de arma em toda a extensão da propriedade rural

A proposta é de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO). Para ele, o projeto corrige um equívoco do Estatuto do Desarmamento, que autoriza a posse de arma no interior das residências e no local de trabalho, mas não trata da situação dos imóveis rurais.

Nova call to action