Projeto permite usar recursos do BNDES para comprar aviões agrícolas

A medida deve ser analisada pelas comissões de Agricultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e Cidadania

Fonte: Pixabay

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8875/17, do ex-deputado Rogério Silva, que permite ao produtor rural adquirir aviões agrícolas usando um subsídio governamental conhecido como equalização da taxa de juros, concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Por meio dessa equalização, o governo cobraria a diferença entre a taxa de juros praticada no mercado financeiro e a taxa efetivamente paga pelo produtor. Atualmente, a Lei 10.200/01 concede esses benefícios para compra de tratores agrícolas, colheitadeiras e equipamentos para preparo, secagem e beneficiamento de café.

“As aeronaves agrícolas são um recurso tecnológico estratégico para os agricultores, destinado ao combate de pragas e doenças, bem como à semeadura e distribuição de fertilizantes em algumas culturas, de forma econômica e eficaz”, argumenta o autor da proposta.

Tramitação
O projeto, que tramita conclusivamente (quando projeto é votado apenas pelas comissões designada, dispensada a deliberação do Plenário), deve ser analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.