Programa de fomento à ultrassonografia de carcaça de angus tem inscrições abertas

Associação Brasileira de Angus custeia o exame dos animais inscritos no Promebo, ficando a cargo do criador o custo de deslocamento e diária do técnico que realizará as avaliaçõesOs associados da angus de todo o Brasil já podem se inscrever no programa de fomento à avaliação de carcaças de reprodutores por ultrassonografia da Associação Brasileira de Angus. Criado em 2010, o programa visa a fomentar o uso do procedimento, tido como um dos mais eficientes para a avaliação das características produtivas do animal.

• Leia mais notícias sobre gado de corte

De acordo com a gerente administrativa da Angus, a veterinária Juliana Brunelli, a meta do programa para este ano é subsidiar a coleta ecográfica de 2,5 mil reprodutores da safra de 2013. Ela explica que a entidade custeia a realização do exame dos animais inscritos no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), ficando a cargo do criador apenas o custo de deslocamento e diária do técnico que irá realizar as avaliações.

– Desde 2012 estendemos a avaliação do programa também às fêmeas. Ou seja, o produtor que avaliar 50 machos, por exemplo, poderá também avaliar outras 50 fêmeas – explica.

– A ultrassonografia de carcaça é uma ferramenta importante para a identificação dos animais que reúnem as melhores características para produção de carne e a consequente seleção para matrizes e reprodutores – explica a diretora técnica da Ultrabeef, uma das responsáveis pela realização dos exames, Ana Carolina Wider Marques.

Segundo ela, durante o exame, o animal é avaliado sobre três aspectos.

– O primeiro é o chamado Área de Olho de Lombo (AOL), que dá indícios do volume de carne premium (traseiro) que o animal é capaz de produzir. O segundo é a Espessura de Gordura Cutânea (EGC), que indica o quão precoce aquele animal pode ser. E, por fim, avalia-se a quantidade de gordura entremeada (marmoreio) que o animal possui, que denota a qualidade da carne que o animal pode produzir – detalha Ana Carolina.

Segundo um dos responsáveis, Gabriel Isaacsson, o aporte da Associação no fomento à ultrassonografia de carcaça tem grande peso na evolução do número de animais analisados pela técnica.

– Estes dados eram bem baixos no início das avaliações por ultrassonografia, há 12 anos. Porém, os produtores vêm se adequando cada vez mais a essa ferramenta. De cinco anos pra cá, esse procedimento vem ganhando cada vez mais espaço, e com o incentivo da Associação Brasileira de Angus com o Programa de Fomento a Ultrassonografia de Carcaça esses números aumentaram significativamente – avalia o especialista.

O produtor interessado em fazer as avaliações com a utilização da ultrassonografia de carcaça subsidiada pela Associação Brasileira de Angus pode entrar em contato através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (51) 3328-9122.