Produtores de trigo aguardam redução da alíquota do ICMS no Rio Grande do Sul

Governo pode tomar decisão que beneficia a venda para outros Estados nesta semanaEsta semana será de expectativa para os produtores de trigo do Rio Grande do Sul. Eles aguardam decisão do governo gaúcho sobre a possível redução da alíquota de ICMS na venda do produto in natura para outros Estados.

O resultado vai chegar em boa hora para o agricultor Edelmar Pieniz, de São Luiz Gonzaga, no noroeste do Estado. Ele terminou a colheita na semana passada e teve produtividade boa, de 50 sacas por hectare, mas não espera lucro.

? A alta dos insumos que ocorreu durante o plantio, e até antes, o baixo preço neste momento da colheita e comercialização e até a falta de interesse por parte das empresas e do governo em comprar nosso produto não teve um bom reflexo na agricultura ? diz o produtor.

Cléo Pieniz também está preocupado. O trigo foi colhido há mais de um mês e está nos depósitos de uma cooperativa.

? A produção foi boa, mas o preço está totalmente o contrário do que se imaginava. Agora estamos com muita dificuldade para fazer a lavoura de verão ? conta.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de trigo deve chegar a quase 5,5 milhões de toneladas, um aumento de 40% em relação a 2008.

O Rio Grande do Sul é responsável por 40% da produção nacional do cereal. Os agricultores acreditam que a safra vai ter um excedente de um milhão de toneladas que não vão ser consumidas pelas indústrias locais. A redução da alíquota do ICMS, que hoje é de 12%, facilitaria a comercialização com outros Estados.

O projeto de redução do imposto é discutido há cinco anos. São Paulo já zerou a taxa e o Paraná, maior produtor brasileiro, reduziu o tributo para 2%. A expectativa é de que o governo gaúcho tome uma decisão ainda esta semana.