Produtores rurais se mobilizam contra demarcação indígena no PR

Um caminhão carregado de madeira foi apontado por produtores como transporte de materiais novo acampamento indígena. Funai não se manifestou sobre o assunto

Fonte: Divulgação

Produtores rurais das cidades de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná, estão se mobilizando via redes sociais para um protesto contra uma possível ocupação indígena em fazendas da região. Tudo começou com imagens enviadas via WhatsApp, onde um caminhão carregado com madeira parado em um posto foi identificado como transporte de madeira que, supostamente, seriam utilizadas para “construção de casas indígenas”.

De acordo com  a diretora da Organização Nacional de Garantia ao Direito de Propriedade (Ongdip), um estudo da Fundação Nacional do Índio (Funai) para demarcação da área foi realizado na última semana. O caminhão, segundo boatos veiculados pelas redes sociais, seria apenas um de uma dezena que estariam se dirigindo para a cidade.

Por conta disso, produtores rurais de Guaíra, Terra Roxa, Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon estão se mobilizando promete se encontrar em frente ao Banco do Brasil de Guaíra, às 13h desta quarta, para um protesto.

O Canal Rural entrou em contato com a Funai e até a publicação desta reportagem, a entidade não havia se manifestado sobre a possível ação na cidade paranaense.