Produtores mineiros de limão tahiti conquistam certificação internacional

Habilitação foi concluída a tempo para que o grupo aproveite as remessas internacionais do segundo semestre, período em que a produção se intensificaProdutores de limão tahiti da região do Jaíba, em Minas Gerais, foram contemplados com a certificação Global GAP, concedida pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo, entidade vinculada ao Sistema FAEMG/Senar-MG. Com o certificado, esses produtores poderão participar efetivamente e com segurança das exportações da região. Em bom momento, a habilitação foi concluída a tempo para que o grupo aproveite as remessas internacionais do segundo semestre, período em que a produção se intensifica.

O projeto de agricultura familiar da região do Jaíba teve início em junho de 2012, com recursos do Sebrae Minas, consultoria do Inaes/Faemg e apoio da Emater e da Codevasf. Devido aos baixos preços do limão no mercado interno em 2012, a maior parte dos 35 produtores inscritos abandonou o projeto por falta de recursos para fazer as adequações exigidas pelo certificado. Todos os produtores do grupo têm de 5 a 15 hectares de área total, com áreas de plantio de limão que variam de 1 a 5 hectares.

Na etapa final do projeto, foram oito produtores avaliados, dos quais seis foram considerados imediatamente aptos e dois tiveram pequenas correções a fazer para obter o certificado.

Exportação

Em 2012, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações de limão provenientes de Minas somaram três mil toneladas, que geraram receita de US$ 2,5 milhões. Somente no primeiro semestre de 2013, as exportações contabilizadas foram de 1,74 mil toneladas, com receita de US$ 1,41 milhão, um incremento de 17% na comparação com o mesmo período do ano passado. Atualmente, a região do Jaíba é responsável por 100% das exportações mineiras do produto.