Produtores de farinha de mandioca recebem consultorias no sul do Piauí

Ação vai atender oito municípios da região com a finalidade de adequar as casas de farinha para a produção com mais qualidade e higieneUma série de consultorias tecnológicas para os produtores de mandioca do sul do Estado do Piauí teve início esta semana e prossegue até outubro, numa iniciativa do Projeto de Mandiocultura do Araripe, executado pelo Sebrae/PI. Serão visitadas aproximadamente 100 unidades de beneficiamento de mandioca nos municípios de Campo Grande do Piauí, Monsenhor Hipólito, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Picos, Santa do Piauí e Dom Expedito Lopes.

? Com exceção dos produtores de Picos, os demais mandiocultores começaram a ser atendidos pelo projeto do Sebrae este ano. Essas consultorias iniciais têm a finalidade de adequar as casas de farinha para a produção com mais qualidade e higiene ? afirma o gestor do Projeto de Mandiocultura do Araripe, Felipe Vieira.

Durante as visitas às unidades de produção, os consultores do Sebrae Antônio Paixão e Paulo Afonso Caminha vão verificar todo o processo de beneficiamento da farinha de mandioca, desde as técnicas de produção até os equipamentos utilizados.

? Após a análise de toda a estrutura das unidades, os consultores, caso constatem alguma inadequação, vão sugerir mudanças no processo de produção, com algumas recomendações sobre o que seria uma casa de farinha ideal. A idéia é preparar essas unidades para que possam inserir suas produções nas Centrais de Negócios da Mandiocultura ? explica Felipe Vieira.

No Piauí, existem duas centrais de negócios da mandiocultura: a Ouro da Terra, em São José do Piauí, e a Estrela do Araripe, em Marcolândia, cidades localizadas a 281 e 410 quilômetros ao sul de Teresina, respectivamente. Nas centrais de negócios é feito todo o processo de classificação, avaliação da qualidade e empacotamento do produto para posterior comercialização.

A ação vai beneficiar cerca de 300 mandiocultores, que poderão ainda comercializar a produção para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A instituição iniciou as atividades do Programa de Aquisição de Alimentos em junho e vem realizando visitas de sensibilização e mobilização junto aos produtores de farinha de mandioca do Piauí.