Produtores de batata de SP vão aos EUA buscar tecnologia

Grupo participa da maior feira do setor no país, a Potato Expo, e fez roteiro de visitas por propriedades e entidades ligadas ao cultivo do tubérculo

Um grupo de 27 produtores de batata do interior paulista está em visita aos Estados Unidos para buscar novas tecnologias para a cultura. Além de visitar fazendas produtoras e distribuidoras do tubérculo, os brasileiros participaram, de 12 a 14 de janeiro, da Potato Expo 2016, maior feira  do setor no mercado americano, realizada na cidade de Las Vegas.

Os produtores são das regiões dos municípios paulistas de Porto Ferreira, Casa Branca, Divinolândia e Vargem Grande do Sul.

Durante Potato Expo, os agricultores têm participado de palestras abordando as mais recentes e importantes tecnologias para a cultura da batata. Simultaneamente à feira, é realizada uma exposição de maquinas, insumos, variedades e novas formas de comercialização.

Os produtores rurais também seguiram um roteiro de visitas por fazendas, associações, uma universidade e uma indústria de equipamentos. De acordo com o Adilson Pena, que faz parte do grupo, estas visitas mostram que o setor de batata no Brasil está bem posicionado no mercado, mas pode melhorar especialmente em gestão, comercialização e organização do segmento.

A viagem teve iniciativa da empresa Qualicitrus e foi organizada pela CAEP Agrosky Viagens Técnicas.