Produtor rural precisa estar atento às mudanças do mercado

Engenheiro-agrônomo destaca que falta comunicação dos setores do agronegócio com a sociedadeAs empresas mudam em relação ao que o mercado está querendo. Por que os produtores não vão mudar também? A provocação foi feita hoje pela manhã, na Casa RBS, em Esteio, na Expointer 2008, pelo coordenador do núcleo empresarial da PUC, Luiz Humberto Villwock. O engenheiro-agrônomo apresentou o painel Sustentabilidade em Xeque.

Villwock destacou que o Brasil tem liderança na exportação de produtos agrícolas e está assumindo, também, os primeiros lugares na produção. Outro fator importante é o declínio nos estoques mundiais e a conseqüente elevação dos preços. Nesse cenário, um dos desafios é fazer com que sejam satisfeitas as necessidades da geração presente sem comprometer a geração futura.

O engenheiro-agrônomo destacou que o setor produtivo tem que estar atento para as mudanças de um consumidor que, por exemplo, se alimenta fora de casa, forma famílias cada vez menores e compra produtos influenciado pelo tipo de embalagem. Villwock afirmou que o produtor tem uma visão paternalista do seu negócio, fica na dependência das ações do governo e, se vende, mal no mercado:

? Quando o consumidor chega a um supermercado ele tem que saber do custo e do profissionalismo necessário para um produto ser desenvolvido ? afirmou.


Foto: Marcelo Machado