MT: Produtividade do gado cresceu 69% em 10 anos

Em 2004, pecuaristas do estado produziam 2,15 arrobas por hectare; no ano passado, esse número saltou para 3,63 arrobas

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) estima que a produtividade do rebanho estadual tenha aumentado 68,8% na última década, passando de 2,15 arrobas por hectare em 2004 para 3,63 arrobas no mesmo referencial de área em 2014. O incremento reflete os investimentos no segmento da pecuária nos últimos anos. O dado integra o Panorama Pecuário de Mato Grosso, estudo desenvolvido em parceria com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) no primeiro semestre do ano, com 1.469 entrevistados.

A pesquisa revela que 86,2% dos criadores aplicaram recursos para manter e melhorar suas propriedades. Neste quesito, a reforma de pastagens lidera, com participação de 36,8% dos investimentos. Segundo a Acrimat, produtores também têm desembolsado mais para a compra de animais e em genética para o rebanho. Dos pecuaristas consultados, 48% relatam utilizar suplementos animais.

Os ganhos de produtividade levaram ao abate de animais cada vez mais jovens. A Acrimat afirma que em 2006 a maior parte dos bois abatidos tinha mais de 36 meses, enquanto em 2014 a maior participação pertencia aos bois terminados entre 24 e 26 meses.

A respeito dos sistemas de engorda aplicáveis, a Acrimat ressalta que a modalidade a pasto segue na liderança, ocupando 61,9% dos 24,9 milhões de hectares. No entanto, a entidade ressalta que cresce o interesse em utilizar o semiconfinamento e o confinamento para a engorda dos animais – sistemas que fazem a terminação de modo intensivo.