Produção mineira de girassol tem incremento de 17 mil toneladas em 2014

Uso de tecnologias e manejo correto da produção têm contribuído para o aumentoA safra mineira de girassol deve alcançar 17 mil toneladas em 2014, aumento de 29,8% em relação à safra passada. A área plantada da flor no Estado é de 11,3 mil hectares, expansão de 3% na comparação com 2013. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater de Araguari, André Luiz de Figueiredo Campos, dois fatores contribuem para o aumento da produtividade nas lavouras: o uso de tecnologias e o manejo correto da produção.

– Como o girassol é uma cultura de rotação com a soja, os produtores que utilizam o grão no plantio, usam o mesmo maquinário para plantar o girassol. São plantadeiras, grades e adubadeiras. Tudo isso ajuda na hora da colheita. O girassol é uma excelente cultura para a quebra de ciclo de doenças e pragas oriundas da soja, evita o aparecimento de doenças fúngicas e de plantas daninhas – explica o engenheiro agrônomo.

Desde quando começou a plantar a flor, há10 anos, Crizol Rezende vem aumentando a área a cada safra. Ele conta que, hoje, são 120 hectares e a expectativa é de colher 30 sacas por hectare com a variedade argentina sym 42. A garantia de ter um preço atrativo do produto, antes mesmo de fazer a colheita, é o que impulsiona o produtor a continuar investindo.

– O girassol é outra fonte de renda, pois tem uma rentabilidade interessante. A gente fez um travamento antes do plantio, no mês de novembro, a R$ 58 a saca de 60 quilos. Já tem venda garantida e as empresas fazem até 70% da produção estimada. Nós começamos com 20 hectares, a cada ano estamos plantando mais – destaca o produtor.