Produção de açúcar aumenta rentabilidade da lavoura da cana, diz CNA

Estudo mostra que a comercialização para as usinas de açúcar gerou mais lucro do que para a produção de etanolO fornecimento de cana para a produção de açúcar garantiu melhor remuneração aos produtores nas últimas três safras, de acordo com boletim da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O documento, divulgado nesta semana pela CNA, se refere principalmente às regiões de expansão – Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás – que passaram a ter destaque na atividade canavieira nos últimos anos.

Segundo a CNA, na safra 2011/2012 foi registrado o melhor cenário, com margem de lucro de 37,63% para quem optou por vender a produção para a fabricação de açúcar nestas localidades.

O estudo da Confederação, realizado com base no levantamento de informações sobre os custos de produção das principais regiões produtoras do País, mostra que a comercialização da matéria-prima para as usinas de açúcar gerou mais rentabilidade do que a venda de cana para a produção de etanol.