Previsão de safra de soja cai para 97,6 milhões de toneladas, diz consultoria

Cálculo de um mês atrás da AgRural era de 99 milhões de toneladas. Período seco no Matopiba diminui potencial de colheita. Veja a estimativa para os principais estados produtores

Fonte: Pixabay/divulgação

A consultoria AgRural revisou para baixo a sua previsão de safra 2015/2016 de soja para 97,6 milhões de toneladas, ante 99 milhões de toneladas calculados um mês atrás. “Após um mês de fevereiro seco, março também foi de pouca chuva e temperaturas elevadas no Matopiba, o que reduziu ainda mais o potencial da safra 2015/2016 de soja”, informou a empresa. “Em alguns estados do Centro-Sul do país, foram as lavouras tardias que renderam menos que o esperado.”

A colheita de soja no Brasil atingiu 85% da área, estimou a consultoria, ante 84% em igual período de 2015 e 80% na média de cinco anos. Com tempo firme na última semana, os trabalhos de campo tiveram avanço de 9 pontos porcentuais.

Matopiba

No Matopiba, o tempo seco e quente que em fevereiro prejudicou áreas em fase reprodutiva se repetiu em março, causando estragos em lavouras tardias. A AgRural fez corte de quatro sacas por hectare na produtividade do Piauí, estimada agora em 35 sacas/hectare. O estado tem 30% da área colhida. 

Na Bahia, 70% da safra foi retirada das lavouras. A consultoria reduziu em duas sacas por hectare a previsão de rendimento, para 40 sacas/hectare. “Com o estresse climático, as lavouras ficaram prontas antes do previsto, o que resultou em grãos menores e mais leves”, disse a AgRural. 

No Maranhão e no Tocantins, onde 65% e 80% da área está colhida, respectivamente, a consultoria também diminuiu a previsão de produtividade em duas sacas por hectare, para 38 sacas/hectare em ambos os estados.

Mato Grosso

Em Mato Grosso, 98% da área está colhida, e a estimativa de produtividade caiu de 50,5 para 49 sacas por hectare, de acordo com a AgRural. Após bons resultados na soja precoce e de ciclo médio, fatores como a estiagem em janeiro, o excesso de chuva e a falta de luminosidade em fevereiro e ataques de mosca branca e percevejo pesaram sobre a produtividade da soja tardia. 

Paraná

No Paraná, a colheita chega a 97%. Segundo a consultoria, o excesso de chuva em fevereiro provocou estragos em áreas em fase de maturação e, por isso, a expectativa de produtividade foi reduzida de 54,5 para 54 sacas por hectare. 

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, a AgRural reduziu a produtividade de 53 para 52,5 sacas por hectare por causa de estragos causados por chuvas acima da média e assinalou que a colheita foi concluída.

Mais produtividade

Por outro lado, alguns estados tiveram desempenho melhor do que o previsto, de acordo com a consultoria. Em Goiás, com 95% da área colhida, a AgRural aumentou a previsão de produtividade de 52,5 para 53 sacas por hectare. 

No Rio Grande do Sul, 57% da colheita foi concluída, e a produtividade teve um leve incremento de 0,1 saca por hectare, para 46,8 sacas por hectare. 

Em Minas Gerais, a colheita atinge 87%, e o rendimento esperado subiu de 52 para 53 sacas/hectare. Em São Paulo, a colheita está finalizada, e a AgRural aumentou a previsão de produtividade em 0,5 saca/hectare, para 53,5 sacas por hectare.