Presidente da Argentina visita o Brasil e quer mais acordos comerciais

Em São Paulo, Maurício Macri afirma que vai eliminar taxas de exportação e derrubar barreiras a produtos brasileiros

Fonte: Divulgação/Suelen Farias

O novo presidente da Argentina, Maurício Macri, se reuniu em São Paulo nesta sexta-feira, dia 4, com empresários brasileiros de diferentes setores. Ele afirmou que está disposto a fortalecer o Mercosul e se reaproximar do Brasil para avançar em acordos comerciais com a União Europeia.

No encontro, Macri prometeu eliminar taxas de exportação e derrubar barreiras para importação de produtos brasileiros já no primeiro dia de seu mandato, no próximo dia 11 de dezembro. 

“Temos algumas (restrições) estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMS) que devemos cumprir. (Mas) Buscamos mecanismos para ter uma melhor interação com o Brasil neste período de transição”, disse.

Ele afirmou que as negociações entre Mercosul e EU não podem excluir o tema agrícola. O presidente argentino também quer que o bloco econômico sul-americano converse com os Estados Unidos, mas antes seria preciso um intenso trabalho para eliminar questões ideológicas.

O presidente das Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, afirmou que não tem dúvidas de que, com Maurício Macri, a Argentina se tornará mais previsível. “Como é que você vai trabalhar um mercado, vender, fazer um programa de investimento sem saber se, no mês seguinte, vai ter licença ou não e se vai haver taxa de exportação?”, questiona.