Preço do trigo no mercado interno está mais atrativo

Esse cenário foi favorecido pelas recentes e fortes elevações nas cotações externas do cereal

Fonte: Divulgação/Embrapa

O mercado brasileiro tem se voltado às compras de trigo no mercado nacional, ainda que pontualmente, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Agropecuária (Cepea). Esse cenário foi favorecido pelas recentes e fortes elevações nas cotações externas do cereal, fator que elevou a paridade de importação.

Considerando as regiões acompanhadas pelo Cepea, a liquidez está mais elevada em Ponta Grossa (PR), onde há boa demanda para processamento, mas a disponibilidade do cereal de qualidade ainda é baixa.

Quanto aos derivados, as chuvas melhoraram a qualidade das pastagens e reduziram a demanda por farelo de trigo. As recentes valorizações do milho (ambos os cereais são substitutos na ração animal) ainda não foram suficientes para voltar a aquecer as negociações do derivado de trigo.

Em relação à farinha, os negócios também seguem lentos. Compradores estão atentos aos melhores momentos de comercialização e vendedores estão à espera de aumento nos preços, alegando que as margens estão negativas.