Preço pago ao produtor estimula a criação de javali no Brasil

Desde o início de 2014, valor do animal cresceu 10% na comparação ao mesmo período do ano passadoO preço pago ao produtor de javali, desde o início do ano, está 10% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. Os custos também aumentaram, apesar disso, o mercado vem crescendo nos últimos anos com a profissionalização do setor. A produtora Ana Maria da Silva Marchesini cria cerca de 300 animais. Ela conta que o abate é de 30 javalis por mês, mas o mercado vem crescendo. O quilo vem sendo comercializado a R$ 10,20. O custo de produção também aumentou e chegou a R$ 7,50, o quilo, gasto

– A criação de javalis foi uma novidade no mercado e também para restaurantes e consumidores. Teve um boom, mas a quantidade de carne ainda era pequena e era mais difícil sustentar um cardápio no restaurante, pois não se sabia se haveria continuidade na entrega da carne. Os produtores também não estavam acostumados com a criação desse animal e acabavam desistindo – diz o proprietário de frigorífico, André Fleury Alvarenga.

Segundo o veterinário André Tadeu Gotardotm foi preciso entender a natureza dos animais, além de fazer o manejo correto para apostar na criação do javali.

– No começo, o javali foi vendido ao produtor como um animal de produção elevadíssimo, de baixo custo e que daria retorno fácil. A gente vem aprendendo ano a ano que não é bem assim.  Foi preciso fazer adaptações no manejo e aproximação do habitat natural deste animal é que nos propicia melhores resultados. Esses animais são criados soltos na terra, aliado a uma ração concentrada, a gente tenta dar um pouco de verde, cana, tubérculos como batata e mandioca. Tudo para simular a natureza e assim estamos conseguindo melhorar o nosso resultado – diz Gotardotm.