Diversos

Preço do leite UHT sobe 23% em junho

De acordo com a Scot Consultoria, a alta foi impulsionada pela entressafra e pela greve dos caminhoneiros

Fonte: Pixabay

O preço do leite UHT subiu na primeira quinzena de junho, segundo a Scot Consultoria. No atacado, o preço médio ficou cotado em R$ 2,92 por litro, alta de 22,9% frente à segunda metade de maio. Este foi o maior preço médio desde agosto de 2016. No varejo, houve alta, mas em menor intensidade. O aumento foi de 10,4% no mesmo período.

Fatores como a entressafra, mas principalmente os efeitos da greve dos caminhoneiros no final de maio, contribuíram para esta disparada nos preços do leite longa vida.

No período da greve, a captação do leite cru foi parcialmente ou totalmente interrompida, dependendo da indústria, prejudicando o beneficiamento dos produtos lácteos. Além disso, o escoamento foi afetado causando desabastecimento da cadeia.

Após a greve, o reabastecimento por parte dos varejistas ocorreu com maior ímpeto na primeira semana. No final da primeira quinzena, no entanto, a reposição do produto foi menor, mas ainda assim suficiente para dar sustentação às cotações dos produtos lácteos.

Com a alta nos preços e também considerando o período do mês (entrada da segunda quinzena), a demanda mostrou sinais de fraqueza.