Diversos

Preço do café se sustenta com incerteza sobre clima no Brasil

A consultoria INTL FCStone ressalta que a queda nos estoques do grão e a projeção de safra menor no Brasil, feita pelo USDA, influenciaram as cotações

As incertezas climáticas sobre regiões produtoras de café no Brasil tem sido um fator importante para sustentar as cotações do café. A consultoria INTL FCStone ressalta que os preços do grão saíram das mínimas em 12 anos e atingiram patamar visto apenas no fim de 2018.

O analista de mercado Fernando Maximiliano, explica que um dos motivos da alta foi a diminuição nos estoques do produto. “Nós vimos um incremento nos estoques de café no mundo durante boa parte do ano, mas houve queda nos estoques de café certificado, nos portos, no robusta.

Além disso, ele comenta que outro fator que elevou o preço do café foi a projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que reduziu a projeção para a safra brasileira. “Isso colocou uma preocupação no mercado”, ressalta.

Para ele, o futuro dos preços do café vai depender de como o mercado fará a leitura desses dados. “Se a produção se mostrar menor que o mercado espera, podemos ter suporte (nas cotações)”, afirma.