Preço da carne bovina cai 6% no atacado

De acordo com a Scot Consultoria, foram cinco semanas seguidas de desvalorização do produto

Fonte: Cidasc-SC

O preço da carne sem osso no atacado já acumula queda de 6% desde o início do ano. De acordo com a Scot Consultoria, foram cinco semanas seguidas de desvalorização do produto.

O comportamento que mais chama a atenção, por contrariar as expectativas, é o do começo de fevereiro. O mercado esperava uma melhora no cenário, já que o pagamento regular de salários e a melhora dos indicadores econômicos, em uma época de sazonal melhora de preços da carne, sustentavam o prognóstico positivo.

A boa notícia foi a valorização do mercado atacadista, em doze meses, quase igual a da inflação. Em 2017, quase nunca se viu variação dos preços da carne ficar acima do registrado um ano antes, mesmo em valores nominais.

A Scot indica que diante desse cenário, os frigoríficos estão fazendo o que podem com as margens, tentando pressioná-las o mínimo possível, mediante ofertas menores de compra para a arroba do boi gordo.

Em cinco semanas seguidas de desvalorização nos cortes desossados, a diferença entre o preço do boi gordo e a receita das indústrias chegou no menor patamar desde o final de 2016, atingindo 18%. Por fim, a melhora no mercado segue intimamente ligada ao tamanho e à velocidade da recuperação econômica.