Preço da carne bovina no atacado cai ao nível de um ano atrás

Segundo analistas, os cortes traseiros lideram nas quedas

Fonte: Embrapa

Os preços da carne bovina no atacado caíram na última semana, segundo a Scot Consultoria. As indústrias, que vinham impondo valorizações reais aos seus produtos na comparação anual, com a desvalorização desta semana, viram suas cotações ficarem quase iguais às registradas há 12 meses, em valores nominais.  

O analista Alex Lopes da Silva diz que a composição das vendas segue inalterada. O escoamento de cortes de dianteiro “está melhor”, situação que já se repete há duas semanas. Embora estes também tenham ficado mais baratos no levantamento atual, o recuo dos preços foi menor do que para a carne de traseiro. As quedas foram de 1,9% e 2,6%, respectivamente.

A expectativa com a entrada de março é de recuperação das vendas e, consequentemente, dos preços. Normalmente, este cenário altista permanece até abril. “É importante que isso ocorra para atenuar o efeito da concentração de entrega de fêmeas para abate neste primeiro trimestre do ano”, afirma Silva.

O índice de Intenção de Consumo da Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) terminou fevereiro com o melhor resultado desde junho de 2015. Para o analista, esses indicadores dão a impressão de que uma recuperação do consumo deve vir, já que “a venda de carne bovina está muito atrelada ao crescimento do poder de compra da população”.