Preço do boi se manteve firme no primeiro bimestre de 2018, diz Cepea

Os custos de produção, em contrapartida, tiveram leve aumento, puxados pelas valorizações da suplementação mineral, dos combustíveis e da mão de obra

Fonte: divulgação

Após um 2017 conturbado para o mercado pecuário, 2018 se inicia com relativa estabilidade nos preços da arroba, de acordo com levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O indicador Esalq/BM&FBovespa do boi gordo recuou ligeiro 0,58% no primeiro bimestre.  

Pelo lado dos custos de produção, no mesmo período, houve pequena alta acumulada de 0,66% no Custo Operacional Efetivo (COE) e de 0,53% no Custo Operacional Total (COT), que engloba pró-labore e depreciações. Essas variações são referentes aos 13 estados que compõem a média Brasil, calculada pelo Cepea em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).

A elevação nos custos nestes primeiros meses de 2018 esteve atrelada, principalmente, às valorizações da suplementação mineral, dos combustíveis e da mão de obra.

Quanto ao mercado de boi nestes últimos dias, de 14 a 21 de março, o indicador do boi caiu ligeiro 0,4%, fechando a R$ 144,40 nessa quarta-feira, dia 21. De modo geral, tanto compradores quanto vendedores se posicionam de maneira recuada.