MT: preço do algodão é o maior em 7 anos, diz Imea

A valorização é reflexo da necessidade de compra das indústrias têxteis neste período de baixos estoques

Fonte: Wenderson Araujo/CNA

Os preços da pluma disponível continuam apresentando tendência de alta em Mato Grosso, exibindo na última semana uma média de R$ 93,05 por arroba. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), tal valor é um dos maiores já registrados na série histórica, ficando abaixo apenas ao do período de janeiro de 2011 a março de 2011, quando as cotações chegaram a atingir uma média de R$ 128,51 por arroba, em termos nominais.  

Neste momento a valorização é reflexo da necessidade de compra das indústrias têxteis neste período de baixos estoques, enquanto que o produtor mato-grossense continua firme em sua posição, visto que restam apenas 3% a serem negociados.  

Apesar de a safra 2016/2017 ter apresentado recorde na produção da fibra, a demanda continua ampla com a parcial recuperação das indústrias têxteis, em conjunto com os bons embarques da pluma.

Para o ciclo 2017/18, a perspectiva é de que as ofertas sejam ainda maiores, no entanto é importante a recuperação do consumo de artigos têxteis no país, a fim de haver destinação para o produto.