Plantio da soja no Paraná alcança 75% da área, segundo Deral

Comercialização da safra 2014/2015 segue estagnada em 6% da produção previstaO plantio da soja no Paraná segue em ritmo intenso e alcança 75% da área prevista, com produtores tentando recuperar o atraso devido à escassez de chuvas em parte do norte do Estado. Em sete dias, o avanço foi de 14 pontos porcentuais, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado. 

A safra que já está no campo, no entanto, apresentou leve piora nas condições e agora 92% da produção está avaliada como boa e 8% como regular. Segundo boletim diário do Deral divulgado nesta terça, dia 11, áreas destinadas à oleaginosa das regiões de Apucarana, Campo Mourão e Cornélio Procópio apresentam desenvolvimento irregular e, em alguns casos, está sendo avaliada a necessidade de replantio. A comercialização da safra 2014/2015 segue estagnada em 6% da produção prevista. Da safra 2013/2014, restam 11% por negociar.

milho está na reta final, com 96% da área implantada. No entanto, a evolução dos trabalhos no campo ocorre em ritmo mais lento. Em sete dias, o avanço da semeadura foi de 3 pontos porcentuais, conforme o Deral. Houve leve piora nas condições de safra, com 88% da produção que está no campo avaliada como boa. O Deral apontou ainda o início da comercialização da safra verão, com 1% da produção comprometida até o momento. Da safrinha 2013/2014, 50% da oferta foi negociada, incremento de 2 pontos porcentuais.

A colheita do trigo avançou 7 pontos porcentuais, com 90% da produção paranaense já retirada das lavouras, conforme o Deral. Do porcentual ainda por colher, 100% está no estágio final de maturação, e deve ser retirado em breve. A comercialização avançou 4 pontos porcentuais nos últimos sete dias, com 24% da safra comprometida.