Plantio da soja chega a 30% e volta da chuva deve acelerar o ritmo da semeadura

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Pixabay

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam em alta nesta sexta-feira, dia 27. O mercado reduziu as perdas acumuladas na semana, respondendo aos sinais de demanda firme pela soja americana e a forte alta do petróleo no mercado internacional. 
 
Os exportadores privados americanos anunciaram mais uma venda para a China nesta sexta. Desta vez, a operação envolveu 238 mil toneladas. Para completar o quadro favorável à recuperação das cotações, o barril do petróleo subia mais de 2% no momento doo fechamento da soja em Chicago.
 
 A colheita se aproxima do final nos Estados Unidos e a safra deve ficar próxima de 120 milhões de toneladas. No Brasil, o plantio ainda é irregular, mas a condição climática melhorou e a previsão indica mais chuvas, o que deverá contribuir ainda mais para a aceleração da semeadura nos próximos dias. 

Segundo a Safras & Mercado, a semeadura na temporada 2017/2018 atingiu 29,8% no Brasil, na semana encerrada em 27 de outubro, contra 18,5% da semana anterior.. Em igual período do ano passado, a semeadura estava em 38,4%. A média para o período é de 32,2%. 

Já no mercado brasileiro, a soja teve uma sexta mais calma em termos de negócios. Os preços oscilaram entre estáveis e mais baixos. A moeda 
americana corrigiu os ganhos da semana e os contratos futuros na bolsa internacional tiveram um ganho moderado. 
 
A movimentação diminuiu. Houve registro de negócios envolvendo 25 mil toneladas em Minas Gerais e outras 25 mil trocaram de mãos em Goiás. Na Bahia, 6 mil toneladas foram negociadas.