Plantio de soja no Brasil atinge 97% da área estimada, aponta AgRural

Rio Grande do Sul tem as atenções voltadas para os problemas de climaO plantio da safra 2011/2012 de soja chegou a 97% da área estimada para o Brasil até sexta, dia 9, de acordo com levantamento da consultoria AgRural, em linha com o que foi registrado há um ano e acima dos 94% na média de cinco anos. Com exceção do Rio Grande do Sul, todos os grandes produtores já encerraram a semeadura e as atenções agora estão voltadas para os problemas que a irregularidade ou a escassez das chuvas têm provocado em algumas áreas.

“No momento, a maior preocupação é com o Rio Grande do Sul, que está com 93% de sua área semeada. Tradicionalmente, os gaúchos enfrentam mesmo períodos de tempo mais seco e quente em dezembro. Embora a exacerbação da falta de umidade não seja regra em anos de La Niña, o fato de o fenômeno estar ativo causa mais ansiedade não apenas nos produtores, mas também em outros participantes do mercado”, destacou a AgRural em seu relatório semanal, destacando que já há relatos de replantio em alguns pontos isolados.

Também há queixas sobre a irregularidade das chuvas no oeste e no norte do Paraná, em Mato Grosso do Sul, alguns pontos de Goiás e até no sul de Mato Grosso, segundo a consultoria. “No Centro-Oeste, onde estiagens durante o verão são raras, as chuvas voltaram a ganhar força nesta semana e, pelo que tudo indica, não devem ocorrer maiores problemas.”

A AgRural fez um pequeno ajuste na estimativa de área plantada, reduzindo de 25 milhões de hectares para 24,8 milhões de hectares. Essa área, combinada à linha de tendência de produtividade, resulta em produção de 73,1 milhões de toneladas, segundo a consultoria. Desse total, 40% foi negociado até o final de novembro, dois pontos porcentuais acima do que foi registrado em outubro e do mesmo período do ano passado.

A primeira estimativa de safra com avaliação dos efeitos climáticos sobre o rendimento das lavouras será divulgada em janeiro.