Plantio de soja alcança 0,55% da área prevista para Mato Grosso em 2015/2016

Conforme o instituto, a região mais adiantada é o sudeste mato-grossense, onde 0,98% do plantio foi concluído

Fonte: Jecson Schmitt/Arquivo Pessoal

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou nesta segunda, dia 28, a primeira estimativa de área plantada com soja no estado na safra 2015/2016. Conforme o Imea, 0,55% da área de 9,203 milhões de hectares prevista para Mato Grosso no atual ciclo já foi semeada.

O plantio está levemente atrasado em relação a igual período do ano passado, quando 1,72% da safra havia sido plantada. As chuvas ainda não se regularizaram no estado, e os produtores que arriscaram começar o plantio são em geral os que utilizam irrigação.

Conforme o instituto, a região mais adiantada é o sudeste mato-grossense, onde 0,98% do plantio foi concluído. O nordeste de MT é o que tem menor porcentual de área semeada até o momento (0,04%). No médio-norte, região que concentra a maior parte da área de soja no Estado, apenas 0,69% do total esperado, de 3,148 milhões de hectares, foi plantado. 

Diante desse cenário, o vice-presidente da região oeste da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Vanderlei Reck Junior, recomenda que o produtor fique atento à regulagem das plantadeiras. 

– Daqui para frente, dependemos do clima e uma chuva em um dia, de 50 milímetros, vai fazer com que plantemos por um ou dois dias – afirmou, em nota.