Plantio da safra de verão de milho 2016/2017 chega a 79% da área no Centro-Sul

Semeadura em áreas de sequeiro está mais adiantada na região do Triângulo Mineiro, afirma consultoria 

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

O plantio da safra de milho de verão 2016/2017 alcançou 79% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 69% uma semana atrás, 71% no ano passado e os mesmos 79% na média de quatro anos, informou a consultoria AgRural nesta sexta-feira, dia 17. Conforme a consultoria, em Minas Gerais, o plantio em áreas de sequeiro está mais adiantado na região do Triângulo Mineiro. “Com boa umidade e o plantio da soja já encaminhado, os produtores estão aproveitando para acelerar a semeadura do cereal.” No noroeste mineiro, os trabalhos de campo estão ganhando ritmo após o retorno das chuvas, mesmo cenário observado no leste de Goiás, de acordo com a AgRural. No sudoeste goiano, o milho vem recebendo boa umidade e se desenvolve bem, e a situação também é favorável em São Paulo. 

No Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, 100% da área prevista já foi semeada, segundo a AgRural. A consultoria destacou que as chuvas frequentes durante praticamente todo o plantio do milho verão prejudicaram a formação de raízes de parte das lavouras no Sul do Brasil. “Caso o tempo continue seco nas próximas semanas, áreas em pendoamento poderão ter redução do potencial produtivo

No Paraná as precipitações estão esparsas, segundo a consultoria. “Em Pato Branco, no sudoeste, 10% da área está em floração e alguns produtores estão preocupados com os baixos volumes de chuva.”