Plantio de milho nos EUA avança a 19%

Área plantada até o momento está acima do registrado em 2014, mas abaixo da média dos últimos quatro anosO plantio de milho nos Estados Unidos atingiu 19% da área total na semana encerrada na semana passada, segundo dados divulgados ontem, dia 27, pelo Departamento de Agricultura do país (USDA, na sigla em inglês). 

Fonte: Carlos Roberto Dellavalle Filho/Lagoa Vermelha (RS)

O resultado representa um avanço de 10 pontos percentuais (pp) em relação à semana anterior e de 2 pp na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, ele está 6 pp abaixo da média dos últimos quatro anos.

Entre os 18 estados produtores, Nebraska possui a maior área plantada (59%), seguido por Texas (56%) e Minnesota.

Soja

O plantio de soja foi iniciado na semana passada na maior parte dos Estados Unidos, com apenas 2% da área total tendo sido semeada. O valor está abriu dos 3% registrados na mesma semana de 2014 e da média de 4% dos últimos quatro anos.

Os trabalhos no estado do Mississipi estão bem adiantados, com 39% da área destinada à soja tendo sido plantada. Em seguida aparecem Louisiana (25%) e Arkansas (16%).

Algodão e sorgo

O USDA também informou que a plantação de algodão atingiu 10% da área total na semana passada, abaixo dos 12% do mesmo período do ano passado e dos 16% dos últimos quatro anos. O Arizona já plantou 65% do total previsto.

A plantação de sorgo nos Estados Unidos evoluiu de 19% para 24%, mas está 2 pp abaixo do ritmo do mesmo período de 2014 e 1pp menor que a média dos últimos quatro anos. O Kansas registra a maior evolução entre os 18 estados produtores, plantando 71% do total.

Trigo

O Departamento de Agricultura norte-americano informou também o estado em que o trigo de inverno se encontra, informando a quantidade que está pronta para a colheita e a qualidade.

Segundo ele, 28% da produção dos 18 estados está pronta, acima dos 17% vistos no mesmo período de 2014 e da média de 24% dos últimos quatro anos.

A Califórnia possui a maior porcentagem de trigo pronto (80%), acompanhado por Oklahoma (74%) e Texas (60%).

Em relação à qualidade, o USDA informou que 7% da produção total é “excelente”, enquanto 35% é “boa”, 38% é “regular”, 14% é “fraca” e 6% é “muito fraca”.

Trata-se de uma evolução ante o ano anterior, quando no mesmo período o trigo considerado “excelente” representava 5% da produção total, o “bom” era 28%, o “regular” era 33%, o “fraco” era 20% e o “muito fraco” era 14%.