Plantio do milho alcança 1,4% da área em Mato Grosso

O número divulgado por instituto estadual aponta que os trabalhos seguem na média dos últimos cinco anos

Fonte: Sílvio Ávila/Mapa

O índice de chuvas em Mato Grosso ainda tem impossibilitado avanços maiores na semeadura do milho para a segunda safra 2017/2018, que alcançou 1,4% do total da área na sexta, dia 22. As informações são do relatório divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Comparado aos últimos cinco anos, o número está na média.  

Para o mês de fevereiro de 2018 ainda são aguardados bons volumes de chuva em algumas regiões e, segundo a Somar, a região que pode apresentar maior acúmulo de chuvas neste período é a norte, com 281,0 milímetros, enquanto que a médio-norte, maior produtora de grãos do estado, exibe o segundo lugar, com 234,6 mm. Em contrapartida, a centro-sul é a região que apresenta menor índice pluviométrico, dado a estimativa de 182,9 mm.

Apesar de haver chuva abundante em algumas regiões, o acumulado para o próximo mês está apresentando volumes inferiores ao que foi visto no ano passado, o que pode ser um fator favorável para a liberação de área nos avanços da colheita da soja, mas também desperta preocupações quanto às condições de desenvolvimento do cereal a campo para a safra 2017/2018.