Plantas daninhas estão resistentes a herbicidas

Situação aumenta custo de produção de grãos em até 10%, diz EmbrapaA resistência adquirida por plantas daninhas aos principais herbicidas disponíveis no mercado tem potencial de aumentar os custos de produção de grãos em até 10%, segundo estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Pelotas. 

Fonte: Leandro Vargas/Embrapa

– Somente no Rio Grande do Sul, custos adicionais e perdas no rendimento de grãos na última safra foram estimados em R$ 1,15 bilhão – diz trecho do estudo, que utilizou dados de 28 cooperativas e revendas gaúchas.

• Veja também: Plantas daninhas podem causar perdas de 90%

De acordo com a Embrapa, as lavouras de grãos utilizam sementes transgênicas e o herbicida gilfosato para diminuir a incidência de plantas daninhas, mas a prática está aumentando a resistência delas. No Rio Grande do Sul, biótipos de azevém e de buva resistentes ao glifosato estavam presentes em mais de 85% das lavouras de soja na última safra.

A Embrapa e a Universidade Federal de Pelotas discutirão esta situação e formas de lidar com ela amanhã, dia 18, no III Encontro Nacional sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas. Para mais informações, acesse o site da Embrapa