Diversos

Plano Safra terá pequenas inovações, afirma Tereza Cristina

Ministra destacou que quer rever o modelo de crédito rural do Brasil e migrar para um sistema de "gestão de risco", mas disse que a mudança precisa ser gradual

plantinhas com dinheiro, seguro
Plano Safra 2019/2020 será lançado no dia 12 de junho. Foto: Pixabay

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quarta-feira, dia 22, que o Plano Safra 2019/2020, que será lançado no dia 12 de junho, vai ter “pequenas inovações”. Ela destacou que quer rever o modelo de crédito rural do Brasil, mas que a mudança precisa ser gradual.

“Precisamos rever o modelo de crédito rural e vamos ter pequenas inovações neste ano. Esperamos que no ano que vem tenha mais, para diminuir o spread bancário, tirar o ‘sócio oculto’ da agricultura. Queremos migrar para um modelo de gestão de risco. Não podemos mudar radicalmente, vai ser mudança com transparência e no tempo que vai se dar”, disse.

A ideia da ministra é ampliar o mercado de crédito rural, com seguro suficiente para baratear os financiamentos para médios e pequenos produtores, e para dar opção ao grande.

Tereza Cristina prepara o texto de uma medida provisória para ampliar a captação de recursos de instituições privadas de crédito agrícola, para além dos depósitos em poupança e valores obrigatórios, como as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). “(Isto servirá) Para que o grande produtor possa tomar (crédito) mais livremente, sem ficar na mão de trading, sem ter produto engessado”.

Nova call to action

A ministra não revelou os números do próximo plano. Apenas afirmou que tem a garantia do mesmo valor disponibilizado para crédito e seguro rural da atual temporada. “Mas temos que ampliar”.

Tereza Cristina voltou a destacar a intenção de ampliar a ajuda aos pequenos e médios produtores. O Selo Arte, que garante comercialização de produtos artesanais em todo território nacional, deve ser concluído no próximo mês.