Planilha ajuda a controlar custos de aves e suínos

Embrapa disponibiliza arquivo que ajuda a acompanhar os gastos de produção

Fonte: Divulgação/Embrapa

A Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibiliza a produtores de aves e suínos de corte integrados uma planilha eletrônica que organiza dados e gera informações que ajudam a estimar custos de produção.

A planilha pode ser baixada gratuitamente no site da CIAS e vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa, para auxiliar o produtor na inserção de seus dados. Ela vem acompanhada de uma cartilha com a ajuda para preenchimento.

Segundo a Embrapa, os cálculos da planilha eletrônica seguem metodologia baseada no custo total, que é a soma das despesas de custeio e do custo de oportunidade da mão de obra própria ou familiar, depreciação e custo de oportunidade do capital investido.

– O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção – diz a entidade, em nota.

Custos

O CIAS divulgou também que o custo de produção de frangos de corte e de suínos chegou ao maior valor do ano no mês de julho.

O índice que mede o custo de produção de frango (ICPFrango) atingiu 177,98 pontos, alta de 2,32% em relação a junho. Trata-se do terceiro valor mais alto do ICPFrango desde que o índice é divulgado pela CIAS, sendo superado apenas pelos meses de agosto e setembro de 2012 (183,70 e 184,26 pontos, respectivamente).

O ICPSuíno chegou aos 180,01 pontos, alta de 3,56% em relação a junho. A última vez que o índice superou a barreira dos 180 pontos havia sido entre agosto e outubro de 2012 (quando chegou a 183,60 pontos).

Em 2015, o ICPFrango acumula alta de 1,81% e o indicador da suinocultura tem alta de 3,03%.