Piscicultores baianos fecham contrato com Conab

Iniciativa representa um esforço conjunto dos parceiros que apoiam o Projeto TilápiaPiscicultores de Barra (BA) acabam de fechar mais um contrato com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para o fornecimento de 19,8 mil quilos de tilápia. De acordo com o presidente da Cooperativa Barra Pescado, Edvaldo dos Santos, a venda vai gerar R$ 95 mil para a instituição, e a entrega poderá ser feita ao longo do ano para entidades carentes previamente cadastradas e com programação mensal, não prejudicando a comercialização para outros clientes.

Para a gestora local do Sebrae/Projeto Tilápia, Ivalda Neiva, a iniciativa representa um esforço conjunto dos parceiros que apoiam o projeto e maior credibilidade da cooperativa no mercado, fortalecendo a área de comercialização.

? O Projeto Tilápia de Barra já iniciou suas atividades, inclusive com consultoria em agronegócio, visando o acompanhamento da produção e o planejamento mensal dessa área. Estão previstas ainda para 2009 ações de consultoria, treinamentos, participações em missões técnicas e feiras, com foco nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, comercialização, associativismo e gestão ? acrescenta Ivalda Neiva.

Implantado pelo Sebrae no município, o projeto tem contribuído para o fortalecimento e crescimento da criação da tilápia no estado. Em Barra, o projeto é realizado em parceria com a Codevasf, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Barra, EBDA, Colônia de Pescadores Z-30 de Barra, Bahiapesca e Cooperativa Barra Pescado. As ações seguem a metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), que busca, por meio de metas pré-estabelecidas, melhorar o nível de renda do público atendido.

Hoje, fazem parte do projeto 24 piscicultores da Cooperativa Barra Pescado. As ações estão focadas nas áreas de capacitação, planejamento, gestão, acompanhamento técnico e comercialização, o que permite aos piscicultores obterem bons resultados como melhorias no sistema de produção, reativação do entreposto de pescado, conquista de novos mercados e melhoria na qualidade do produto comercializado. A produção mensal é de aproximadamente 6 mil quilos, e até o final do ano a previsão é de se alcançar 10 mil quilos.