Diversos

Piora da crise na Turquia faz dólar atingir R$ 3,95 nesta sexta

No Brasil, agenda de divulgação de pesquisas eleitorais e debate entre candidatos à Presidência geram cautela no mercado

dólar
Foto: Pixabay

A moeda norte-americana atingiu o valor máximo de R$ 3,954 na manhã desta sexta-feira, 17. O mercado é influenciado pela piora da crise entre Turquia e Estados Unidos depois que depois que um tribunal turco rejeitou o pedido de liberdade de um pastor norte-americano, acusado de terrorismo, o que deixa ainda mais delicada a relação geopolítica com os americanos.

O conflito entre os países resultou em apreensão dos mercados e provocou desvalorização da lira turca e de moedas de países emergentes.

No Brasil, o cenário eleitoral também gera atenção. Prevalece ainda um forte cenário de cautela em meio à agenda de divulgação de pesquisas eleitorais relevantes na semana que vem, somado ao segundo debate entre os presidenciáveis na noite desta sexta-feira em um canal de televisão.

Entenda a crise na Turquia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dobrou as tarifas de importação de aço e alumínio da Turquia. Em comunicado, a Casa Branca afirmou que a decisão de aumentar as tarifas do produto turco aconteceu para tentar impulsionar a produção americana destes produtos. A medida de Trump aumentou a queda da lira turca e elevou o temor de investidores.

Em retaliação, a Turquia também aumentou consideravelmente as tarifas impostas a alguns produtos importados dos Estados Unidos, prolongando a disputa entre os países. As autoridades  disseram que aumentariam as taxas a bens norte-americanos incluindo bebidas alcoólicas, carros de passageiros, tabaco, cosméticos, arroz e carvão.