Diversos

Picape Ford F-150 de 1977 tunada é estrela em série de pilotagem radical

Modelo fabricado há mais de 40 anos ganhou vida nova com motor V6 ajustado para gerar mais de 900 cv; vídeo estreia no YouTube em 17 de dezembro

picape Ford F-150 Hoonitruck
Foto: Ford

Uma picape Ford F-150 fabricada em 1977 é a estrela do mais novo vídeo de uma série de pilotagem radical exibida no YouTube. O utilitário – rebatizado como Hoonitruck – ganhou um motor V6 3.5 biturbo, o mesmo usado no Ford GT, ajustado para gerar uma potência bruta de mais de 900 cv e torque de 97 kgfm. É possível conferir um trailer da série aqui.

Outra curiosidade da F-150 Hoonitruck é que ela tem a maior peça automotiva de metal já produzida em impressora 3D – um coletor de admissão de alumínio altamente complexo, desenvolvido pela Ford junto com o laboratório digital da Universidade RWTH em Aachen, na Alemanha.

A impressão 3D é perfeita para a produção de peças únicas sob medida, porque dispensa moldes, reduz os prazos de entrega e também os custos. “Minha peça favorita do Hoonitruck é o coletor de admissão que a Ford Performance desenvolveu para nós, porque é impresso em 3D”, diz Ken Block, piloto automobilístico que produz a série de vídeos do YouTube.

“A peça é projetada de uma maneira que não poderia ser feita com moldagem e usinagem convencional. Acho que a Ford fez um trabalho excepcional”, diz o piloto.

Passo a passo para importar picapes dos Estados Unidos é destaque na semana