Diversos

Pesquisa CNI-Ibope: governo de Bolsonaro é ótimo para 35% da população

Na contramão, 27% da população reprova a atual administração, considerando-a ruim ou péssima. Para 31%, a avaliação é regular

Para 35% dos brasileiros, o primeiro trimestre do governo Jair Bolsonaro é visto como ótimo ou bom. Na contramão, 27% da população reprova a atual administração, considerando-a ruim ou péssima. Para 31%, a avaliação é regular.

O levantamento é da primeira Pesquisa CNI-Ibope sobre a gestão Bolsonaro, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira, dia 24, em Brasília. O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios, entre 12 e 15 de abril.

Confiança

Já para 51%  população afirma confiar no presidente, enquanto 45% não confiam. A maneira de governar do presidente é aprovada por 51% dos brasileiros, enquanto 40% desaprovam.

O percentual dos que avaliam o governo do presidente atual como ótimo ou bom é superior ao dos percentuais relativos aos presidentes Fernando Henrique Cardoso, em seu segundo mandato, Dilma Rousseff, também no segundo mandato, e Michel Temer.

No entanto, é inferior ao do presidente Lula, nos dois mandatos, e Fernando Collor e Itamar Franco, assim como de Fernando Henrique e Dilma Rousseff, nos primeiros mandatos.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria

100 dias de governo 

Em dezembro de 2018, antes da posse, 64% previam que o governo Jair Bolsonaro seria ótimo ou bom e 14% que seria ruim ou péssimo. Após 100 dias de governo, as perspectivas estão
menos otimistas. Nesta pesquisa de abril, 45% acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom, enquanto 23% acreditam que será ruim ou péssimo.

Popularidade

De acordo com o levantamento, o nível de popularidade é maior entre os homens do que entre as mulheres. Para 38% dos entrevistados do sexo masculino, o governo atual está sendo ótimo ou bom, percentual que cai para 32% entre as mulheres. Entre os homens, 58% confiam no presidente e 56% aprovam sua maneira de governar.  No caso das mulheres, esses percentuais se reduzem para, respectivamente, 45% e 46%.

Área de atuação

As áreas de atuação do governo melhor avaliadas são segurança pública, educação e meio ambiente. Todas com o percentual de aprovação significativamente superior ao de desaprovação.
Em relação a segurança pública, a pesquisa aponta que mais da metade da população aprova as ações e políticas do governo.

As áreas piores avaliadas são taxa de juros e impostos. Em ambas, mais da metade da população desaprova as ações e políticas do governo para as respectivas áreas.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria