Pescado produzido por aqüicultores familiares pode ser incluído na merenda escolar

Projeto-piloto é realizado em Pernambuco, com expectativa de extensão para outros 13 estadosO pescado produzido por aqüicultores familiares será usado na merenda escolar. Um programa-piloto, feito em Pernambuco, prevê a compra da produção pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. A expectativa é estender a iniciativa para, pelo menos, 13 estados: como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Amazonas, Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraná, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

A iniciativa em Pernambuco envolve cerca de 400 pessoas em 40 municípios, como merendeiras, nutricionistas, pescadores artesanais, aqüicultores familiares e servidores da área de educação. Elas estão sendo treinadas e recebendo orientações sobre as normas para a aquisição dos alimentos do PAA e manejo do pescado, que inclui cuidados sanitários e conservação.

Na avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de proporcionar aos estudantes um produto de alto valor nutritivo, a inclusão do pescado na alimentação escolar vai fortalecer a economia das comunidades pesqueiras.