Pecuária

Você viu? Tendência de preços do boi gordo muda no curto prazo

Projeto de lei que autoriza caça de javalis no estado de São Paulo e campeões da 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador também estão entre as reportagens mais lidas da semana; confira!

5º-Conheça os campeões da 38ª Nacional do Mangalarga Marchador

Foto: Marcelo Dias/ Canal Rural

A 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, que aconteceu em Belo Horizonte (MG) já terminou. O evento reuniu cerca de 200 mil pessoas e houve um crescimento satisfatório nos negócios, segundo a organização. Confira os campeões.

4º-Boi gordo: frigoríficos seguem ausentes das compras

frigorífico
Foto: Governo do Tocantins

O início da semana foi marcado por preços da arroba do boi estáveis. Isso porque a maioria dos frigoríficos esteve ausente da compra de gado, avaliando as melhores estratégias para a semana.

“Ao mesmo tempo, os frigoríficos de maior porte ainda desfrutam de uma situação de maior conforto, avaliando a incidência de boi a termo e de outras modalidades de parceria”, disse o analista de mercado Fernando Henrique Iglesias. Leia mais.

3º-Confinamento se transforma em “canivete suíço” do pecuarista

Foto: Madson Maranhão/ Seagro-TO

O confinamento de gado de corte ultrapassou as porteiras da entressafra e, de uma ferramenta da qual o pecuarista lançava mão uma vez ao ano, está se tornando aos poucos uma espécie de ‘canivete suíço’, útil em toda empreitada. A modalidade de engorda intensiva, mais comum na época da seca, está cumprindo o papel de planejar o fluxo de caixa do produtor durante os 12 meses por facilitar a programação das datas de abate.

“O pecuarista vem aprendendo que a ferramenta é boa. Ele já está confinando boi durante o ano todo e a gente está rodando sem parar. O confinamento não para depois das águas, ele segue o ano todo, é uma ferramenta boa, o pecuarista planeja o fluxo de caixa dele. […] Confinar boi nas águas dá resultado”, disse Mário Yoneda,gerente de confinamento. Veja a entrevista completa no programa Giro do Boi.

2º-Projeto de lei autoriza caça de javalis no estado de São Paulo

javali
Foto: Federação da Agricultura do Paraná/ Divulgação

Um projeto de lei do deputado estadual Frederico d’Ávila (PSL) quer autorizar a caça de javalis no estado de São Paulo. O PL 796 de 2019 autoriza que o controle e o manejo da espécie seja feito por uso de cães, desde que estejam devidamente protegidos com coletes.

“É de conhecimento geral que o javali e seus híbridos, entre eles o javaporco, causam destruição à lavoura, além de transmitirem doenças ao gado e aos seres humanos. O javali é uma das piores espécies exóticas invasoras do planeta, e traz sérios riscos, portanto, à saúde pública”, justifica o deputado. Entenda o projeto de lei.

1º-Tendência de preços do boi gordo muda no curto prazo

boi gordo
Foto: Lorran Lima/ Idaf

A consultoria Safras & Mercado mudou sua projeção de tendência de preços da arroba do boi gordo no curto prazo. Se antes a expectativa era de alta, agora a empresa afirma que o mercado remete a uma manutenção dos preços. A análise acontece mesmo em um período de boa demanda, como costuma ser caracterizada a primeira quinzena de cada mês.

O analista de mercado Fernando Henrique Iglesias afirma que essa mudança ocorre por conta do posicionamento das escalas de abate dos frigoríficos, que estão mais confortáveis. Veja a análise completa.