Pecuária

Vacas bandidas: animais invadem mercado na China e comem mercadoria

Segundo informou o jornal chines Ming Pao, acontecimentos como esse são comuns na região. O episodio que aconteceu no último dia 7 de fevereiro. Veja o vídeo!

Foto: Jornal Ming Pao

Foi se o tempo em que fazer compras no supermercado era considerado uma tarefa simples, pelo menos não mais para os moradores  da cidade de Hong Kong, na China. Isso porque, vacas selvagens foram flagradas invadindo uma loja de alimentos local e literalmente devoraram tudo o que viram pela frente: frutas, legumes e folhagens, nada passou batido diante dos clientes exóticos.

Segundo informou o jornal local Ming Pao, o episodio que aconteceu no último dia 7 de fevereiro, ganhou repercussão após um dos clientes postar em uma rede social um vídeo mostrando o exato momento em que tudo aconteceu. O caso foi registrado em uma das lojas da rede varejista Fusion. 

Ministério da Agricultura 

De acordo com o Ministério da Agricultura da China, no passado, tanto vacas quanto bois eram utilizados pelos agricultores como animais de tração para arar os arrozais.  Com o rápido desenvolvimento econômico nas últimas décadas, a indústria agrícola local passou por uma grande mudança. 

Não havia mais arroz crescendo em Hong Kong depois dos anos 70 e, como resultado, esses animais não eram mais necessários, logo sendo abandonados pelos agricultores.  Porém, o gado abandonado sobrevivem e continuam a se reproduzir. 

Perturbadores dos bons costumes  

De tempos em tempos, o Ministério recebe relatórios de incômodo relacionados ao gado da comunidade. Estes incluem incômodo ambiental de seus excrementos, perturbação ao tráfego quando eles vagam em estradas, o que pode causar acidentes e danos às plantações em fazendas. 

O departamento reconhece que o gado faz parte da herança rural de Hong Kong, e que eles trazem prazer aos visitantes e moradores.

A fim de obter um equilíbrio entre essas visões e o incômodo às vezes causado por esses animais em áreas urbanas ou residenciais, o departamento criou a Equipe de Gerenciamento de Gado no final de 2011 com o objetivo de gestão de longo prazo do projeto, para garantir que os animais eles coexistam com os moradores locais em harmonia.